sexta-feira, 21 de novembro de 2008

Recém-nascido

O cuidar do recém-nascido é um dos maiores desafios para os Pais. O novo bebé é completamente dependente do carinho e dos cuidados dos seus Pais.
Pode estragá-lo com mimo. Conversar e cantar para ele são óptimos estímulos.
Alimentação
A mãe deverá decidir ainda durante a gravidez se pretende amamentar ou alimentar o seu bebé com fórmula. O leite materno providencia os melhores nutrientes ao bebé e aumenta a sua imunidade. No entanto se a mãe decidir que não quer amamentar ou o médico recomende que não deve, então a fórmula láctea é uma boa alternativa.
O seu bebé deverá ser alimentado segundo o seu pedido, geralmente a cada 2 a 3 horas no primeiro mês e menos frequentemente à medida que os meses passam. Cada mamada deve durar cerca de 10 a 20 minutos e quando sob aleitamento materno ao bebé deve ser oferecida uma mama e após deve ser sempre oferecida a outra.
No aleitamento materno:
Queixo encostado ao peito da mãe; O lábio inferior voltado para fora; A boca bem aberta abocanhando o mamilo e boa da parte da aréola (Se a aréola estiver visível deve ser a parte superior); O bebé deve estar todo voltado para a mãe (corpo do bebé todo virado para a mãe – barriga do bebé encostada na barriga da mãe); A pega correcta não dói, se estiver doendo a pega estará incorrecta.
A chupeta pode prejudicar a adaptação do bebé à mama… por isso até estar estabelecida a adaptação, só então pode ser introduzida a chupeta (que também é conhecida pela prevenção da morte súbita)
Banho
O recém-nascido apenas necessita de banho 2 a 3 vezes por semana durante o primeiro ano de vida. O banho deverá ser com esponja apenas durante as duas primeiras semanas de vida ou até que o cordão umbilical caia. A partir desse momento o banho poderá ser dado numa pequena banheira com 5 cm de água tépida e com sabão neutro. É importante que apoie a cabeça do bebé durante o banho. Nunca o deixe sozinho durante o mesmo.
Não use talco.
Sono
O sono é essencial para o seu bebé. Coloque sempre o seu bebé a dormir deitado de costas para reduzir o risco de morte súbita. Assegure-se de que o colchão é firme, coberto de um lençol, sem almofada ou cobertores que poderiam cobrir o nariz ou boca do bebé.
O seu quarto deve ser arejado e não demasiado quente.
Segurança
Quando viaja de carro coloque uma cadeira apropriada no banco de trás voltada para trás e devidamente presa. Se a cadeira for colocada no banco ao lado do condutor deve desactivar o airbag desse lado.
Não permita que fumem perto do seu bebé.
Afaste-o do sol directo.
Cuidados gerais
Se as narinas do seu bebé estão obstruídas poderá limpá-las com soro fisiológico.
O cordão umbilical deve ser mantido seco, fora da fralda se possível, e ser desinfectado com alcool a 70% ou clorohexidina, que são colocadas no cordão com o auxílio de um cotonete ou uma gaze; não utilize cintas que envolvam o umbigo porque estas vão manter a humidade e facilitar infecções. Embora o umbigo pareça estar proeminente para fora quando cair e com o crescimento da criança este aspecto vai desaparecer e o umbigo vai ficar retraído como habitual.
Vacinação
O seu bebé deverá durante o primeiro ano de vida receber uma série de vacinas que o protegem contra 10 doenças mais comuns na infância. Programe as vacinas com a equipa de enfermagem do seu Centro de Saúde e assegure-se que cumpre o plano.
Quando procurar um médico:
Deve cumprir com o calendário de consultas programadas e vacinação
Choro excessivo – embora seja normal que o bebé chore quando tem fome, precisa que lhe mudem a fralda, tem frio ou quer colo, sempre que o seu choro tenha um som peculiar ou prolongado, isso poderá ser um problema médico
Sono anormal – é normal que o recém-nascido passe a maior parte do tempo a dormir, no entanto se raramente está alerta, não acorda para mamadas ou parece demasiado cansado ou desinteressado em comer poderá necessitar de ser observado por um médico.
Infecção do cordão umbilical – se notar que o coto do cordão umbilical tem pus, pele ruborizada à sua volta ou se o bebé chora quando lhe tocam, necessita de alertar o médico.

1 comentário:

Vanessa Castilho de Paula disse...

Banho 2 a 3 vezes por semana?????? DURANTE O PRIMEIRO ANO??????
Vocês estão loucos????? Que porco!!!! Água não faz mal a saúde, pelo contrário, higiene é essencial....