segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

Cáries



A saúde oral é parte integrante da vigilância em saúde infantil.
Verifica-se que embora se tenha registado uma quebra no número de cáries em adolescentes, o mesmo não se passa na infância. Como tal a Associação Americana de Pediatria resolveu reeditar as suas orientações em saúde oral.

Podemos considerar a prevenção primária que inclui a saúde oral com medidas dietéticas e de higiene e a prevenção secundária em que embora já com risco cariogénico possamos restringir a evolução deste processo infeccioso que é afinal crónico.

Medidas específicas:
- Medidas dietéticas
Os açucares são um dos ingredientes mais importantes no processo de cariogénese sendo a sacarose por sua vez o mais perigoso. Como tal recomenda-se que se proceda a uma limpeza da boca e gengivas depois da refeição e antes de dormir (inclusivamente nas crianças com menos de 1 ano de idade); o biberon na cama e durante a noite deve ser desencorajado (se levado para a cama o biberon deve conter apenas água); devem ser evitadas as bebidas açucaradas e encorajar as crianças a beberem água ou leite entre as refeições; limitar os sumos de fruta (ainda que a 100%) a 120 mL por dia; e claro que deve ser seguida uma dieta segundo as orientações da pirâmide alimentar.

- Fluor
O fluor constitui uma medida eficaz de prevenção de cáries; actualmente a água canalizada disponível para consumo está suplementada em fluor diminuindo a necessidade de suplementação neste. O uso de dentífrico com fluor é também eficaz. Destaque apenas para os riscos da ingestão excessiva de fluor que pode condicionar um esmalte amolecido (sbretudo quando essa suplementação é utilizada em crianças com menos de 8 anos). Como tal antes da suplementação e fluor convém não esquecer medidas tão importantes como a água canalizada que contém já fluor e dentifricos que suplementados com fluor têm baixa ingestão e uma melhor actuação por colocarem o fluor em contacto directo com o esmalte.

- Higiene
Os dentes devem ser escovados pelo menos 2 vezes por dia sob supervisão de um adulto. Em crianças com risco de cáries pela dieta com excesso de açucares, deve ser utilizada pasta de dentes (quantidade equivalente a uma ervilha. Também o uso de fio dentário deve ser encorajado assim que surjam dentes cujas superfícies se encostam e não permitem a lavagem com escova de dentes.

- Medidas gerais
O uso de chupeta durante o primeiro ano de vida é reconhecido como preventivo da morte súbita do lactente. No entanto o chupar no dedo ou chucaha que se perpetue para além dos 3 anos com frequência e intensidade, podem associar-se a deformações alveolo-dentárias que persistem mesmo após cessar o hábito.
Também devem ser informados os pais para a prevenção de acidentes. Os pais devem cobrir as esquinas de móveis que se encontram ao nível da criança que começou a andar, afastar material eléctrico e adquirir protecções dentárias adequadas para os filhos que pratiquem actividades desportivas com risco de lesão oro-facial.

A associação americana de medicina dentária defende que a primeira avaliação deve ser realizada até aos 12 meses de vida e se esta não é possível deve então o médico assistente realizar o aconselhamento e vigilâncias para que o respectivo encaminhamento se faça quando necessário.

Sem comentários: